terça-feira, 25 de agosto de 2009

Trabalho de Oficina de Escrita: Redações Perigosas

Redações Perigosas
A obra de Telma Guimarães é uma mistura de aventura, mistério. A obra conta a historia de uma professora chamada Rosemeire que vai trabalhar em uma escola estadual para substituir uma professora que está de licença. Ao chegar nessa escola ela pede que os alunos façam um relatório contando o que eles fizeram nas férias de Julho. Rosemeire percebe também que a escola sofre alguns problemas como a condição precária das carteiras, limpeza do local, e falta de giz e apagador. Ela é uma mulher que tem muito serviço para fazer então demora certo tempo para ler as redações, quando ela pega para ler as redações ela percebe que os alunos não aproveitaram as férias porque são cheios de problemas pessoais,ela lê e vê que pedindo aquelas simples redações ela adquiriu uma serie de problemas para ela porque ela queria ajudar os alunos a acabar com seus problemas apesar de achar difícil.
Quando ela chega à escola na Segunda-feira ela vê certo tumulto na entrada o motivo era a morte de um aluno chamado Valdo então por esse caso as aulas ficam suspensas, enquanto ela está em casa ela começa a procurar as redações do aluno para saber mais da vida daquele aluno, até que aparece em sua porta certo bilhete misterioso falando que atrás da morte de Valdo tem um traficante muito conhecido o “Jaqueta” e esse bilhete pede pra ela esconder as redações e ir pra outro lugar, pois ela estará correndo um certo perigo.Ela começa a desconfiar do seu vizinho Carlos,principalmente quando ele vai dar carona pra ela e os dois são assaltados,ela começa a acreditar que foi tramado e que aquilo e uma estratégia para roubar as redações dela, felizmente os ladrões não conseguem a redação que estavam procurando, porque a mesma estava dobrada dentro da meia de Rosemeire. Ela para se proteger fica fora de casa durante um tempo, até que as coisas se acalmem que foi o que aconteceu. Rosemeire não conta nada para sua mãe para ela não se assustar, nas férias ela irá contar para sua mãe.
Depois de duas semanas fora de casa ele retorna a sua rotina normal e tudo acaba bem.

Personagens

Rosemeire – Acabava de conseguir um emprego em uma escola pública. Tinha alunos particulares que mantinham a sua renda, que não era boa, tinha uma condição financeira muito ruim. No seu primeiro dia de aula, ao pedir uma simples redação de como foi suas férias, Rosemeire acabou se envolvendo com bandidos perigosos. Apesar de tudo, suas redações foram essenciais para encontrarem o bandido.
Jaqueta – Uma pessoa impiedosa e maldosa. Matou um aluno de uma escola pública provocando a ele uma overdose. Se Jaqueta não tivesse sido parado a tempo, mataria muitas outras pessoas, inclusive uma professora do colégio, Rosemeire, que tinha provas contra ele.
Vizinho da professora – Só queria ajudar sua vizinha, Rosemeire, e acabou sendo confundido pela mesma com o Jaqueta. Salvou a amiga de trabalho de Rosemeire. Era um bom homem.
Amiga da professora – Tinha medo de tudo que estava acontecendo na escola. Foi muito generosa em abrigar Rosemeire em sua casa, já que a mesma estava correndo perigo. No final da história tudo acabou bem e as duas viraram grandes amigas.
Apreciações da obra.
João Victor: Eu particularmente gosto mais de obras de aventura, então não me envolvi muito com o inicio do livro, mais quando foi passando para frente da obra eu pude ver que a obra era uma impecável mistura de aventura e mistério que conseguiram me envolver muito e deixar muita curiosidade ao longo de todo livro.
Eu indico esse livro.

Henrique: O livro Redações Perigosas, de Telma Guimarães, é um bom livro para quem quer um livro que envolve história de jovens, porém não é um bom livro para quem quer se distrair com um livro, eu não recomendaria esse livro, porque existem muitos outros que contam histórias melhores.



Gustavo: O livro “Redações Perigosas” demonstra de forma clara a realidade das escolas públicas do Brasil. O livro não me agradou muito, não pela história, já que o mesmo foi muito bem escrito, mas simplesmente não é o meu tipo de livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário