quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Trabalho de Português: Redações Perigosas





Nome do Autor: Telma Guimarães
Nome do livro: Redações Perigosas
Biografia
Nasceu em Marília, São Paulo. É licenciada em Letras Vernáculas e Inglês pela UNESP. Professora efetiva de Inglês, aprovada em concurso público oficial do estado de São Paulo em 1979, lecionou na rede estadual de ensino em Campinas, São Paulo, até o ano de 1995. Foi cronista do jornal Correio Popular e também Assessora Cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas. Em 1989 recebeu da APCA o título de "Melhor Autora em Literatura Infantil", com seu livro Mago Bitu Fadolento, Edições Loyola.Telma já publicou mais de 80 títulos - infantis, juvenis, em português e inglês - por várias editoras - Quinteto, FTD, Atual, Saraiva, Scipione, Moderna, Paulus, Formato, Paulinas, Ao Livro Técnico, Dimensão, entre outras. É também co-autora de livros juvenis com Celso Antunes e Teresa Noronha.Por ter sido aluna "Exchange" nos Estados Unidos, lecionado por vários anos no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos na cidade de Marília, e possuir o "Operational Competence in English", Southern Illinois University, resolveu também dedicar-se aos paradidáticos de inglês. “Escrever em português ou em inglês? Não importa! O legal é criar!", ela diz.Na cidade de Campinas, onde mora há vários anos, a autora fica atenta ao que a cerca. Afinal, tudo pode ser motivo para um bom começo de história!
Blibiografia
O livro "Redaçoes perigosas" lançado em 1994 o livro fez muito sucesso na epoca.Telma Guimaraes já publicou mais de cem títulos, entre obras infantis e juvenis de português, inglês e espanhol e didáticos de ensino religioso. Em 1988, recebeu da APCA o título de Melhor autora pelo livro infantil Mago Bitu Fadolento, Edições Loyola.




























RESENHA


O livro “Redações Perigosas” e uma obra de Telma Guimarães, uma grande escritora famosa pelo mundo todo. A livro “Redações Perigosas” conta a historia de uma professora que vai a uma escola publica com missão de substituir a outra professora de historia que está de licença,ela chega ao colégio e percebe que não está nas melhores condições então de inicio já começa enfrentar vários problemas que mostram muito a realidade de todo mundo.No livro mostra sempre o lado de pensar da professora e esse fato fez com que envolvesse os leitores mais no livro principalmente os alunos que sempre querem saber o que se passa na cabeça de uma professora.Ao longo do livro a professora vai descobrindo um pouco da vida de cada aluno dela quando eles relatam em uma redação,ela vê com essas redações que grande parte dos alunos tem sérios problemas pessoais e ela começa a preocupa com os alunos quando descobre esses problemas.Até que um dia ela chega ao colégio e vê uma confusão,que indicava a morte do aluno Valdo,por esse fato ela começa a procurar em suas redações qual seria a redação do aluno Valdo,até que ela recebe um bilhete misterioso avisando a ela que ela esta correndo perigo com essa redação em suas mãos,esse fato da um certo mistério ao livro que faz com que as pessoas fiquem mais entretidas com o livro.Ela começa a desconfiar do seu vizinho pois quando ele resolveu dar uma carona pra ela eles foram assaltados e ela ficou achando que era de propósito e com medo de ficar no seu apartamento foi para o apartamento de sua amiga Sonia. O tempo se passou e quando fez uma semana que Rosemeire estava na casa de Sonia, a policia deu a noticia que havia encontrado a quadrilha que matou Valdo e não era seu vizinho, e na verdade seu vizinho foi o grande herói que ajudou a desvendar o caso. O livro mistura muitos gêneros que por incrível que pareça da uma mistura boa, uma mistura que consegue fazer as 86 paginas passarem como 5, ele tem um toque de mistério que nos deixa de olhos pregados e um toque de aventura que nos deixa acelerados e um pouco da realidade que mostra a vida escolar pelo lado do professor. Toda essa mistura faz com que a obra de Telma Guimarães seja uma obra rica em conteúdo e entretenimento.

























Mensagem do livro-tema-realidade atual
O tema passa a vida de uma professora que enfrente grandes problemas trabalhando em uma escola estadual,e por causa desses problemas ela acaba se envolvendo nos problemas dos alunos e colocando sua vida em um grande perigo.Na realidade podemos ver em jornais e revistas que há situações em escolas publicas semelhantes a essa,que varias professoras enfrentam dificuldade nas escolas como as dificuldades que Rosemeire enfrentou.







































Identificação do grupo:

João Victor
Henrique Zuquim
Gustavo Kaslauskas
Felipe Barreto

3 comentários:

  1. Muito obrigada o trabalho de voces ficaram incriveis

    ResponderExcluir
  2. TOTO® Titanium Watches - stainless watches - TITanium Arts
    TOTO® Titanium watches trex titanium headphones are available in Stainless watches. Shop our micro titanium trim Watches today to discover the ford edge titanium newest watches microtouch titanium and titanium boiling point accessories available today.

    ResponderExcluir